Resenha: Orgulho e Preconceito
3:00 AMTítulo Original: Pride and Prejudice
Autora: Jane Austen
Páginas: 302 | Editora: Martin Claret
ISBN: 978-85-7232-691-9 | Adicione no Skoob
Compre: Submarino, Saraiva, Buscapé, FNAC, Extra
Nota:
Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
Orgulho e Preconceito é um livro clássico da literatura inglesa e muito bem recomendado por todos que o leram. Não era muito fã do gênero mas ultimamente tenho me permitido ler alguns gêneros diferentes do que estou acostumada e ao perguntar aos integrantes de um grupo do facebook sobre livros, o que eles achavam da autora Jane Austen e que livro eles me indicavam a ler, se não todos, a maioria das pessoas me indicaram Orgulho e Preconceito, e foi então que decidi saciar minha curiosidade.
É um livro que nos faz refletir bastante, tem uma linguagem bem rebuscada e que me fez tirar uma estrelinha do livro, mas quero deixar algo bem claro aqui: a escrita rebuscada não pode ser encarada como um ponto negativo pois se tratando de um livro escrito a muito tempo atrás, é uma característica que não poderia deixar de existir nele, portanto, a estrela que tirei da minha avaliação para ele foi pelo simples fato de que para mim essa linguagem atrapalhou um pouco, mas isso aconteceu porque foi o primeiro livro com tal escrita que eu li, ou seja, acredito que se já tivesse acostumada a essa escrita, o livro conquistaria todas as estrelas possíveis na minha avaliação pois o mais importante, a história em si, o desenrolar, os personagens, são maravilhosos!
O livro é praticamente perfeito, tem os personagens bons, tem os neutros, tem os maus e tem os estúpidos, e estes últimos me fizeram dar tantas gargalhadas!
Elizabeth é um exemplo de protagonista, uma moça não muito bela aos olhos da mãe mas tão forte e destemida que dá forças pra muitas mulheres seguirem seu exemplo e deixarem de ser tão tolas e submissas. Darcy, minha nossa, uma referência para as leitoras que leram Orgulho e Preconceito. Com toda certeza sempre que houver uma conversa relacionada aos moços encantadores dos livros, Darcy será citado, não tenho a menor dúvida disso! No início do livro, tinha uma terrível antipatia por ele, mas está desapareceu gradativamente de acordo com as suas gentilezas e juntamente com seus encantos para com Elizabeth.
Resumindo tudo o que disse, Orgulho e Preconceito é um livro maravilhoso e que merece todos os elogios que se ouve por aí. É um excelente clássico, que nos transporta para um tempo bem diferente do atual, com cenários e costumes incríveis e que fez eu adorar a escrita de Jane e querer ler todos os livros dela publicados!
18 comentários
Acredita que nunca li? Mas morro de vontade!
ResponderExcluirParabéns pela resenha! (:
Beijos
www.ratasdebiblioteca.com
Leia Thaís, vale a pena *-*
ExcluirObrigada!
Beijos
Que vergonha, nunca li Jane Austen, nem algum filme baseado em sua obra assisti, e lendo sua resenha parece ser uma bela história. Vou ver se compro este livro ainda este ano, ou pelo menos assisto o filme.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
O filme não sei se é bom Cida, mas posso garantir que o livro é maravilhoso =)
ExcluirBeijos
Oi, Stefani!
ResponderExcluirTenho até vergonha em admitir, mas nunca li nada da Jane Austen nem vi nenhum filme. Já ouvi ótimos comentários e foi legal saber que você gostou e que o livro é de fato tudo o que dizem por aí!
Beijos,
Inara
http://www.lerdormircomer.com.br/
Eu também não tinha lido nada dela até ler Orgulho e Preconceito então nem dê bola! hehe Mas assim que puder, leia pois vale a pena =D
ExcluirBeijos Inara!
Oi Stefani!
ResponderExcluirEu adoro o filme baseado nesse livro, mas nunca li o livro... Acho que a linguagem rebuscada acaba me afastando dele :/
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Estou louca para assistir ao filme =D Ah, mas dá pra entender o livro Sora, e vale a pena =) hehe
ExcluirBeijos
Eu tenho o livro a amo todos livros da autora Jane Austen !!
ResponderExcluirEstou louca para ler outros livros dela =D
ExcluirBeijos
Eu sou apaixonada pelo filme (com a Keira Knightley), mas nunca consegui ler o livro. Ganhei em um amigo secreto há pelo menos uns 3 anos. A questão da linguagem antiga me incomodou quando tentei ler, acabei não tendo paciência para continuar.
ResponderExcluirBeijão
Sun Rises Here
Tente ler de novo Carolina, a história vale a pena, mesmo a escrita sendo um pouco chamuscada..
ExcluirBeijos
Jane Austen <3
ResponderExcluirEu amei Orgulho e Preconceito e se tornou um dos meus livros preferidos porque a história é maravilhosa e o jeito que Austen fez as coisas se desenvolverem foi simplesmente maravilhosa!
Beijos.
Concordo com você Babi, agora estou louca para ler outros livros dela *-*
ExcluirBeijos
Taí um livro que todo mundo fala e eu fico procrastinando dizendo que vou ler e nunca pego pra ler. Acho que quando tiver tempo, mas tempo mesmo!, vou tentar ler.
ResponderExcluirJá li uns livros dessa coleção de clássicos, então pelo menos a escrita não será tanto problema.
Ai ai, quero me encantar com o Darcy também >< kkk
Beijos!
Blog|Twitter|Sorteios
A escrita é só um detalhe que me incomodou um pouco, mas vale a pena enfrentá-la =)
ExcluirBeijos
Eu acho este livro mil estrelas!!! Amo Jane Austen. Infelizmente como foi escrito a duzentos anos atrás tem um linguajar diferente, mas para mim isso também é um dos atrativos. Gosto de ver os personagens como a autora os via naquela época, que diga-se de passagem, não era muito favorável as mulheres.
ResponderExcluirAbraços,
Gisela
@lerparadivertir
LerparaDiverir
Depois que li Orgulho e Preconceito, passei a amar a autora também, Gisela! Pois é, foi como eu disse na resenha, o livro não foi 5 estrelas pra mim por causa da minha dificuldade na linguagem, mas isso é totalmente em relação a mim porque não teria como a linguagem ser diferente, afinal, faz muito tempo né? hehe
ExcluirBeijos