Resenha: O Projeto Rosie

3:52 PM

Título Original: The Rosie Project 
Autor: Graeme Simsion
Páginas: 320 | Editora: Record
ISBN: 978-85-0140-221-9

Skoob - Goodreads - Orelha de Livro

Sinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontrá-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.
Não posso começar essa resenha por outro assunto que não seja o Don! Don Tillman, o protagonista desse romance lindo! Amei demais a forma como o autor, Graeme Simsion, construiu o personagem principal do livro. Nunca conheci uma pessoa tão peculiar quanto Don e também nunca encontrei um personagem o qual eu me identificasse tanto quanto ele. Não, eu não sou louca de programar o que vou comer, a que horas vou dormir, ou qualquer coisa parecida.. mas me identifiquei com ele no sentido de dificuldade em me relacionar com as pessoas. Sempre tenho medo de cometer alguma gafe e tento planejar os mínimos detalhes de o que farei e o que falarei. Mas não foi só isso que me fez gostar de Don, o conjunto inteiro do personagem é tão apaixonante.. que é impossível você não se apaixonar por ele e sua história.

A história é toda narrada pelo ponto de vista de Don, e é super detalhada de tal forma que você se vê dentro do ambiente em que ele narrou. Além de tudo, a história me prendeu do início ao fim, fiquei todo o momento curiosa pelos próximos passos, pelas novas ideias e manias dele. O autor foi muito bem sucedido em todo o livro, a narração dos detalhes, a construção dos personagens, a comicidade não exagerada nem forçada... e acredito que ele alcançou seu objetivo seja lá qual era.

Rosie também é outra personagem que se destacou bastante, na verdade todos os personagens se destacaram, até mesmo Gene e Claudia, amigos de Don, pois apesar de todos eles viverem no mesmo meio social, são pessoas totalmente diferentes, com seus problemas, características e formas de pensar. Apesar de "O Projeto Rosie" só por Don, você consegue ter uma visão geral de todos os personagens envolvidos e até mesmo consegue entender (ou não) os motivos de seus atos.

Algo que também gostei bastante no livro foi a escrita tão complexa mas ao mesmo tempo tão rápida, fluida e simples (é um pouco contraditório mas é isso mesmo que eu senti). Como a história tem bastante foco no assunto da genética, você imagina que uma hora ou outra vai ficar perdida na história, sem entender algo mas não é nada disso que acontece pois Graeme dá os detalhes necessários para que você entenda e só, não entrando muito fundo no assunto para que o mesmo não se torne maçante.

Em resumo, O Projeto Rosie é um livro inteligente, contagiante, muito apaixonante e que vai te arrancar boas gargalhadas também. Aquele tipo de comédia romântica super bem construída. Não é romance água-com-açúcar, nem é cômico demais: tem os dois ingredientes na medida certa!

You Might Also Like

7 comentários

  1. Resenha perfeita! Ainda não vi nada negativo desse livro, você acha que é uma leitura que combina com o mês de setembro? É que respondi a tag 12 livros para 2014 e pretendo ler em setembro.

    Beijos :* http://www.garotaluz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é um livro pra se ler em qualquer época do ano *-* hehe
      Beijos

      Excluir
  2. Foi uma das melhores leituras do ano passado e quando ele chegou quase não li porque a capa, embora bonita, não tinha me chamado a atenção. O romance é engraço e inteligente como você disse, nunca tinha lido nada igual então foi uma boa surpresa.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom né Denise? E a comicidade que tem nele é maravilhosa! rs
      Beijos

      Excluir
  3. Aaaaah, fiquei mega curiosa depois dessa resenha! hehe Já vi algumas pessoas falando bem do livro, mas ninguém falando efusivamente bem dele e agora ele já está na minha lista de desejados! Gosto de coisas legais, engraçadas e inteligente, é realmente uma combinação perfeita! Adorei a resenha!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu adorei a resenha. Quero muito ler este livro :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom? Esse livro será uma das minhas próximas leituras e eu espero gostar tanto do Don quanto você.
    Acho a premissa desse livro tão diferente. Romântico, mas sem muito alarde. Estou ansiosa.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir