Resenha: O menino do pijama listrado

10:55 AM

Está resenha contém spoilers!

Autor: John Boyne
Gênero: Ficção
Editora: Cia. das letras
Páginas: 186
Compre aqui: Saraiva
Nota:

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece  Samuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

A história se passa na época da 2ª guerra mundial e conta a história de uma amizade entre duas crianças. Bruno era um menino de 9 anos, filho de um comandante, e morava em Berlim com sua família quando o pai teve de ir para um lugar chamado Haja-Vista a serviço, e Bruno, sua mãe e sua irmã "Caso Perdido" como ele a denominava, foram juntos. Bruno no começo odiava o local aonde fora morar, mas aos poucos foi se acostumando e em uma tarde, resolveu explorar a volta de sua casa, perto da cerca que via pela janela de seu quarto. Foi nessa "exploração" que Bruno conheceu Shmuel, um amigo "do outro lado da cerca", que era o local onde ficavam os judeus. Bruno e Shmuel passaram muitas tardes conversando, um de cada lado da cerca, e sonhando com o dia em que poderiam brincar juntos. Aos poucos Bruno foi descobrindo quem realmente eram os homens de pijama listrado que aparentavam sempre magreza, cansaço e muita tristeza.
Um tempo depois, a mãe de Bruno resolveu que era melhor ela, Gretel (irmã de Bruno) e Bruno voltarem para Berlim, sem o pai. Bruno não sabia como se sentir pois depois de tanto tempo, não se lembrava de como era em Berlim, se era melhor que Haja-Vista ou não, apenas pensou que sentirá saudades de seu amigo. E então, no penúltimo encontro que teria com Shmuel, contou-lhe que iria embora e os dois resolveram que na sua última tarde juntos, Bruno iria para o outro lado da cerca para ajudar Shmuel a encontrar seu pai que havia desaparecido, apesar de que na cabeça de Bruno, ele apenas queria explorar um "lugar diferente". E é então nesse dia que tudo muda e não contarei o resto senão não terá graça pra quem decidir ler .. hehe

Concerteza um ótimo livro! É o primeiro livro que leio na 3ª pessoa, e isso tornou a leitura muito especial. A história em si é incrível e o modo como foi escrita cativa qualquer um. Só achei que o final poderia ter sido mais elaborado, ficou um tanto sem graça e ele podia ter abusado mais da parte em que Bruno foi para o outro lado da cerca.

You Might Also Like

0 comentários