Resenha: A filha da minha mãe e eu

1:49 PM




Autora: Maria Fernanda Guerreiro
Gênero: Leitura Nacional/ Romance
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272 páginas
Compre aqui: Saraiva
Nota:

Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.
"A filha da minha mãe e eu" é um livro emocionante, que conta a história de Mariana. O livro começa com Mariana descobrindo que está grávida e pensa que "antes de ser mãe, precisa se sentir filha" e é aí que volta o tempo, e Mariana conta a história da difícil relação com sua mãe Helena. Mariana sente ciúmes de seu irmão Guga, acha que sua mãe dá mais carinho e atenção a ele, e então se apega mais ao seu pai Tito, o que provoca constantes brigas entre as duas, pois sua mãe acha que Mariana "tenta tomar o lugar dela ao lado de seu pai". 
Entre muitas brigas e discussões entre as duas, Mariana cresce e sente cada vez mais a falta de carinho de sua mãe com ela. Tenta de diversas formas mudar essa relação, se sentir amada e "acarinhada" por sua mãe, mas sempre falha. Em muitos momentos, Mariana tenta mostrar a sua mãe o que ela sente e até pensa em tomar alguma atitudes.

É um livro lindo, de fácil leitura e entendimento, e que com certeza faz qualquer um repensar na relação que tem com sua mãe. Faz agente pensar que apesar de altos e baixos, o que mãe e filha sentem não muda, só muda o modo como cada uma demonstra isso. Confesso que peguei o livro para ler sem muitas expectativas, talvez por nunca ter lido nada parecido, mas não me arrependo nenhum minuto da leitura. É o tipo de livro que te prende do início ao fim e que, acima de tudo, te surpreende, do tipo que você nunca imaginou que iria acontecer aquilo.

Mariana e uma menina doce e é uma fofa! Quero que minha filha seja assim! (hehe) Apesar de tudo que ela passa, nunca faz nada que não devia, mas também não é aquele tipo de menina "certinha demais". E olha, nunca vi um personagem que me irritou tanto como o irmão dela, o Guga. Tipo de menino mimado, briguento e que faz de tudo pra chamar a atenção, mesmo com 20 anos na cara! Sinceramente, senti pena de Mariana por ter que aturar um irmão assim.

O livro tem lindas frases, que foi até difícil escolher apenas duas para por aqui na resenha. Tem outros quotes lindos também, que me marcaram muito, mas que vou deixar para vocês descobrirem ao lerem o livro.
"Com o passar dos anos, tive certeza: minha mãe jamais mudaria. E foi por isso que, aos 15 anos, tentei me matar." - Pág. 65
"A verdade é que éramos duas estranhas que não sabiam demonstrar o sentimento que a outra precisava. De repente, tudo me pareceu tão simples e o tempo entre nós tão desperdiçado. Era fato o amor que existia entre mãe e filha, mas os caminhos escolhidos para demonstrá-lo não tinham sido os mesmos. " - Pág. 117

Enfim, é um livro doce e que tenho certeza que vai te encantar. Ah, e de preferência, leia com um lençinho ao lado! hehe

You Might Also Like

0 comentários