Resenha: A vez da minha vida

3:00 AM

a vez da minha vidaA vez da minha vida 
Autora: Cecelia Ahern 
Páginas: 383 | Editora: Novo Conceito 
ISBN: 978-85-8163-012-0 | Adicione no Skoob
Compre: Submarino, Saraiva, Buscapé
Nota:
5estrelas

Sinopse: Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.
Não é querer exagerar mas esse livro me trouxe muitas lições ótimas sobre a Vida.

É com essa frase que começo a resenha do livro A vez da minha vida, da autora Cecelia Ahern. Quem acompanha o blog sabe que a um tempo atrás postei a resenha de P.S. Eu te amo e que eu adorei a história, inclusive dei 5 estrelas ao livro, mas e agora quantas estrelas dar sabendo que gostei muito mais de A vez da minha vida do que do outro livro da autora?

O que tenho a dizer é bem simples. Cecelia tem amadurecido muito como escritora pois se a sua escrita em P.S. Eu te amo me agradou, nesse outro livro da autora me encantou por completo. O que fazer quando você lê um livro que te prende do início ao fim, mesmo sem possuir suspense algum, pois geralmente os livros de suspense são os que mais nos prendem, e ainda assim você terminar o livro com uma enorme melancolia, querendo uma continuação para não ter que deixar a história mas ao mesmo tempo ficando satisfeita com esse único volume por saber que a história foi totalmente concluída e superou todas as suas expectativas? Enfim, se eu conseguir falar nessa resenha, tudo que senti ao ler o livro, me darei por satisfeita!

O livro não tem nada de especial. É uma história, se me permite dizer, comum, porém muito interessante, do tipo que só a autora poderia escrever. Quem já leu alguma obra da Cecelia, lendo A vez da minha vida vai perceber, de cara, que o livro não poderia ter sido escrito por outra pessoa que não fosse ela, aliás, dá para notar algumas semelhanças entre os dois livros, mas nada grave, é mais a marca da autora mesmo.

Nos primeiros capítulos conhecemos a história de Lucy e sua Vida. O livro é narrado em primeira pessoa, o que nos permite entender o que Lucy sente e porque age como age. Lucy tem uma vida normal, onde, depois que terminou com o namorado (ou não), vive num "apertamento" com seu gato, Senhor Pan (ou Julia ou Mary) o qual ninguém conhece, assim como o lugar onde vive o qual ninguém nunca passou da porta.

Na história, percebemos o quão mal uma pequena mentira pode fazer e no quão grande ela pode se tornar, pois através dessas pequenas mentirinhas, tudo acaba virando uma bola de neve muito grande e cheia de problemas. Os diálogos são muito engraçados, e as partes mais gostosas de se ler do livro. Adoro diálogos inteligentes e esse livro tem muitos deles, principalmente os diálogos de Lucy com sua Vida e de Lucy com Don Lockwood.

Outra coisa que gostaria de comentar em relação a este livro são os personagens secundários. Todos foram muito bem construídos, cada um com seus problemas e suas histórias, todas sempre se ligando a história da personagem principal, o que foi muito bom pois nos sentimos mais ligados a cada personagem, e apesar de haver um grande número de personagens secundários, pudemos identificar cada um por sua personalidade própria, assim como odiamos e amamos alguns deles. Dentre alguns dos personagens, os que mais se destacaram para mim foram a vizinha de Lucy, Claire, o irmão de Lucy, Riley, a mãe de Lucy, e seus amigos (principalmente Melanie, que mesmo que não apareça muito na história, tem um papel muito importante).

Enfim, não sei muito o que dizer nessa resenha sobre um livro que eu gostei tanto. Muitos ao lerem podem achar a história muito tola ou simples demais, mas foi essa "não-complexibilidade" que me agradou e talvez o momento em que o li, me fez gostar mais ainda do livro. Não passei nem estou passando por nada parecido com o que Lucy passou, mas talvez se estivesse lido o livro em outra situação, não teria gostado tanto quanto gostei. O livro, ao meu ver, não possui nenhum ponto negativo, o que só favoreceu meu agrado em relação a ele.
"- Todos esses fatos são aceitos por todos na sociedade moderna. Você está doente, vai ao médico, toma antibióticos. Você está deprimido, conversa com um terapeuta, ele receita antidepressivos. Os buracos aparecem, você pode fechá-los. A sua vida, você toma algumas decisões ruins, tem má sorte algumas vezes, que seja, mas tem de continuar, certo? Ninguém consegue ver quem você é por dentro e, nos dias de hoje, se você não pode ver, se um raio X ou uma câmara não podem tirar uma foto para você, a crença é a de que não existe. Mas eu estou aqui. Sou a outra parte de você. O raio X de sua vida. Um espelho é mantido diante de seu rosto e eu sou o reflexo: vou mostrar como você está sofrendo, como está infeliz. Está tudo refletido em mim. Faz sentido?" – Pág. 128
O livro tem 383 páginas muito agradáveis que você nem percebe quando a história acaba. Tem folhas amarelinhas, capa simples porém linda e segue no mesmo estilo que os outros livros da Cecelia lançados pela Novo Conceito. As margens, espaçamentos e tamanho da fonte são muito agradáveis para a leitura.

You Might Also Like

11 comentários

  1. Ainda quero ler! Minha amiga que leu adorou.
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Stefani!
    Eu adorei esse livro! Ele também me trouxe lições sobre a vida e li num momento em que estava pensando em várias coisas sobre esse assunto. Por isso gostei tanto dele.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro da autora, mas ganhei O Livro do Amanhã numa promoção e vou ler em breve. Já ouvi falar desse livro, mas é a primeira resenha que leio e adorei *-* Você conseguiu despertar a minha curiosidade. Já está na minha wishlist lotada kkkk

    Bjs
    http://pensandoemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cecelia é uma ótima autora, Amanda! Não sei se é uma boa você começar por O livro do amanhã, li algumas resenhas negativas sobre ele =/ Mas leia A vez da minha vida, você vai gostar.
      Beijos

      Excluir
  4. Vou começar a lê-lo!!!! Fiquei muito curiosa em relação a essa historia!

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo Bruna, é muito bom. Depois me diga o que achou =)
      Beijos

      Excluir
  5. Olá,

    Não vejo a hora de ler esse livro da Cecelia Ahern... li P.S. Eu Te Amo e simplesmente me apaixonei pela forma como ela escreve!

    ~Glaucia

    www.leitorait.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S. Eu te amo é um ótimo livro e você vai gostar mais ainda de A vez da minha vida =D
      Beijos

      Excluir
  6. Tenho um livro da Cecelia e pretendo ler em breve. Ela deve escrever muito bem e eu amo o filme PS. I LOVE YOU *-*
    Ótima resenha, querida.
    Beijo

    ResponderExcluir