Resenha: Estilhaça-me

12:00 PM

estilhaça-me

Título Original: Shatter Me
Autora: Tahereh Mafi 
Páginas: 304 | Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-63219-90-9 | Adicione no Skoob
Compre: Submarino, Saraiva, Buscapé, FNAC, Extra
Nota: star_thumb_thumbstar_thumb2_thumbstar_thumb3_thumbstar_thumb4_thumbstar_thumb4_thumb

Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Estilhaça-me é uma distopia, e depois de ler esse livro é que me convenci totalmente de que meu gênero literário favorito com certeza é este. Li A seleção e AMEI e agora Estilhaça-me estilhaçou meu coração quando acabou!

Juliette é uma das melhores protagonistas dentre os livros que já li. Se sente "frágil" mas ao mesmo tempo é tão forte que é capaz de passar por diversas coisas e não se deixar abalar. É um pouco insegura sim, mas dentro das circunstâncias em que ela se encontra não teria como ela não ser.

Uma coisa que com certeza não posso deixar de falar aqui é que AMEI a escrita da autora! Desde a primeira página a escrita da Tahereh me conquistou. Como o livro é narrado em primeira pessoa pela Juliette, entendemos tudo o que ela sente, entendemos o quanto ela sofre e sofremos junto com ela. Não tem como não gostar da maneira como a autora descreveu os pensamentos dela e os diálogos com outros personagens.

Adam, ai Adam! rs Sou totalmente team Adam e não fui nem um pouco com a cara do Warner, na verdade, ainda não entendi muito bem o que ele é, tipo, de que lado ele está, ou o que ele sente, e espero entender tudo isso em Destrua-me, o conto que antecede Liberta-me e que é narrado pelo Warner.

Um personagem que também me cativou muito foi James, irmão de Adam. Que garoto bem fofo e esperto! Aliás, ele é inteligente demais para a sua idade o que é explicado devido a tudo que ele sofreu e presenciou.

Estilhaça-me foi um livro diferente porque geralmente o final do primeiro livro de uma trilogia ou série é a parte mais "forte" do livro, para que assim no próximo livro esse fim seja mais desenvolvido e outras coisas sejam acrescentadas, mas em Estilhaça-me foi diferente, a parte forte foi mais no meio do livro e no final foram surgindo novas coisas, o que para muitos, deixou o final um pouco chato, mas para mim, tirou o livro da mesmice dos livros de hoje em dia.

"Não tenho nada senão um caderno e uma caneta quebrada e os números na cabeça para me fazer companhia. Uma janela. Quatro paredes. Espaço de 1,48m². Vinte e seis letras de um alfabeto do qual não fiz uso em 264 dias de isolamento." – Pág. 5

Em suma, o livro é muito bom e não vejo a hora de ler a continuação. A Novo Conceito arrasou na edição desse livro! A capa é linda e com um efeito "refletor" muito legal. A diagramação também ficou maravilhosa, os inícios de capítulos são lindos e esqueci de comentar que os mesmos são bem curtos, algo que gostei muito pois da a impressão de que a gente lê o livro mais rápido. O livro tem 304 páginas e alguns dos pensamentos da Juliette no livro são formatados com riscados, o que deixou o livro bem original.

You Might Also Like

8 comentários

  1. Oi, Stéh!
    Eu acho que narração em primeira pessoa é a porta de entrada pra personagens chatos e narrativa enfadonha. Que bom que a personagem desse livro não é assim, já é um ponto a mais pra eu poder ler ele um dia rs
    Gostei muito da sua resenha, e vi que vc se juntou tbm ao team Adam hehe
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Lucas? Eu particularmente gosto de narrações em primeira pessoa porque nos deixa entender melhor o que a personagem está passando... rs Mas o livro é bom sim, vale muito a pena!
      Beijos

      Excluir
  2. Quase comprei esse livro semana passada, mas acabei escolhendo outro. Será que fiz escolha errada? UASHUSAHSUAH' Tentarei comprar esse então.
    Beijoos!

    http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, depende do livro que você comprou no lugar.. hehe O que posso dizer é que esse é muito bom *-*
      Beijos!

      Excluir
  3. Ah!!! Eu to bem curiosa pra ler este livro.
    Gostei bastante da premissa e da sua resenha, alias tenho ouvido falar super bem dele. Já esta na minha lista de leituras.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro, mas quero comprar o primeiro e o segundo juntos, enquanto eu não tiver dinheiro para os dois não vou comprá-lo kkk' Sou orgulhosa.
    Adorei sua resenha!!!
    E te indiquei para uma tag, dá uma olhada ;):
    http://pensandoemlivro.blogspot.com.br/2013/06/tags-name-game-book-alfabeto-literario.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor mesmo Amanda, porque eu agora estou sofrendo pela espera de poder comprar Liberta-me =( hehe
      Beijos!

      Excluir