Retrospectiva Literária 2013

12:25 AM

É um "meme" anual promovido pela Angélica do blog Pensamento Tangencial.
1 - O suspense mais eletrizante:
Com certeza, o livro que se encaixa aqui tem que ser do Harlan Coben né? haha Li dois livros dele esse ano, mas o mais eletrizante com certeza foi Confie em mim.

2 - O romance que me fez suspirar:
Todo mundo que me conhece bem sabe que eu amo um romance! A maioria dos livros que li esse ano foram romances, mas o que mais me deixou encantada foi Lola e o garoto da casa ao lado da Stephanie Perkins.

3 - A saga que me conquistou:
Não li muitas sagas esse ano, tentei me restringir mais a livros "avulsos", mas dentre as sagas que li, a que mais me conquistou foi A Seleção da Kiera Cass.

4 - O clássico que me marcou:
Não sou muito de ler clássicos, na verdade, até 2012 não havia lido nenhum, porém esse ano resolvi mudar esse status e peguei Orgulho e Preconceito da Jane Austen para ler. Tá, tudo bem, foi o único clássico que li no ano, mas ainda assim me marcou bastante.

5 - O livro que me fez refletir:
Essa é difícil, pois vários livros que li esse ano me fizeram refletir, mas o que mais se destacou entre eles foi Ame o que é seu da Emily Giffin. Fiquei vários longos dias pensando em tudo o que havia lido e pensando na minha vida.

6 - O livro que me fez rir:
Nesse ítem, fiquei na dúvida entre Fiquei com o seu número da Sophie Kinsella e O Projeto Rosie de Graeme Simsion, mas acho que este último se destacou mais já que dei inúmeras risadas com o jeito inusitado de Don, o protagonista, ser.

7 - O livro que me fez chorar:
Embora eu seja uma "manteiga derretida", não sou muito de chorar lendo livros. Métrica da Colleen Hoover foi uma das minhas últimas leituras do ano, e eu chorei um pouquinho lendo a história, pensando em momentos da minha própria vida mas principalmente porque me apeguei demais aos personagens e seus sentimentos acabaram passando pra mim.

8 - O livro que me surpreendeu:
É claro que A Culpa é das estrelas de John Green não podia ficar de fora desta Retrospectiva. Sempre li ótimos comentários sobre o livro, mas não imaginava que o livro seria tão bom e me marcaria tanto. Estava totalmente enganada. O livro me surpreendeu a ponto de ser o 1º colocado dentre os melhores livros que li esse ano.

9 - O livro mais criativo:
Aqui, outro dos meus favoritos do ano. A vez da minha vida da Cecelia Ahern na minha opinião foi uma história muito bem elaborada e super criativa. Eu jamais teria pensando numa história como está! Vida me conquistou <3 hehe

10 - O infanto-juvenil que se superou:
Eu não era muito de ler infantos-juvenis, mas Quem poderia ser a uma hora dessas? de Lemony Snicket me cativou e me deu um belo tapa na cara mostrando que ter preconceito com algum tipo de gênero é totalmente idiota! Foi uma leitura super leve, agradável e incrível.

11 - A capa mais bonita:
Esse é outro ítem difícil. Vários dos livros que li tem capas bonitas, mas para não citar um livro repetido, irei citar A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista de Jennifer E. Smith. Acho a capa super lindinha!

12 - A frase que não saiu da minha cabeça:
"Ser a gente mesmo pode não ser fácil, mas encarar quem somos é a melhor maneira de construir uma história de verdade." - Garota Replay, Tammy Luciano. Pág. 144

13 - O casal perfeito:
Sem dúvidas, Lake e Will de "Métrica"! Me apaixonei tanto por esses dois juntos...

14 - O(a) autor(a) revelação:
Colleen Hoover. Não esperava muito de Métrica, e a narrativa dela me surpreendeu muito! Já estou louca para ler outros livros dela...

15 - O melhor livro nacional:
Li 3 livros nacionais esse ano, e dentre eles o que mais gostei e me identifiquei foi Sábado à Noite da Babi Dewet, é uma história linda e eu amei!

16 - O melhor livro que li em 2013:
Obviously, A Culpa é das Estrelas! Esse livro é demais, e se tornou meu favorito, afinal, com uma história linda dessas, John Green não tinha como não estar na minha lista dos melhores do ano!

17 - Li em 2013:
Em 2013 eu li 33 livros. É um número pequeno, eu sei, mas pra quem tinha lido no máximo uns 15 livros em 15 anos de vida, 32 em 1 ano, tá ótimo pra mim!

18 - A minha meta literária para 2014 é:
Ler mais. Não por números ou qualquer coisa assim, mas porque ler me faz muito bem e eu me sinto horrível quando fico muito tempo sem ler. Vou tentar me organizar ao máximo pra ler o maior número de livros possíveis em 2014!

Então é isso. Adorei participar pela primeira vez dessa Retrospectiva Literária, e espero poder participar em 2014 novamente! E vocês, quais livros leram em 2013? Se identificaram com a resposta de alguma das questões que respondi? Conta aí!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Adorei sua retrospectiva Sté!!! Nossa, eu amei Métrica, no começo nem dava muita coisa por ele mas depois... OMG! Quero ler Pausa logo!!!
    Acho que vou fazer uma tattoo com a palavra Okay ainda em janeiro mas não é certeza! Adorei o significado da palavra no livro, sabe? Me marcou muito! \o

    Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista é muito fofo, impossível não ficar nas nuvens com ele!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Steh, tudo bem, flor?

    Feliz 2014!!!!! A Culpa é das Estrelas tá sendo unanime nessa tag!!! *-* Esse foi, com certeza, o melhor livro que eu li esse ano. Ainda não li Harlan Coben, mas sou doida pra conhecer o autor. Espero que eu consiga ler ano que vem.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Steh *_*
    Em 2013 tbm li Lola e o Garoto da Casa ao Lado e concordo com tudo que vc disse, só suspiros pra ele né ?
    Estou doida pra ler A Seleção, espero conseguir esse ano :)
    Adorei seu blog, tudo de bom pra ti nesse ano !
    Beijos !

    Vivý Phany
    Blog: http://vivyphany.blogspot.com.br/ (retribuo comentários e sigo de volta).

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua retrospectiva Stefani! Também me apaixonei por ACEDE, até escolhi Hazel e Gus como o melhor casal de 2013 na minha retrospectiva. Esse ano tenho que ler Lola! Passei o ano passado todo enrolando, mas, como amei Anna, devo gostar também de Lola, né?! E tanta gente fala bem de Métrica que estou quase convencida a ler ele tb... hehe
    Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir